quarta-feira, 28 de maio de 2014

Filosofia da escola.

 3.2 – Filosofia da escola

Pensar numa escola para a educação infantil é pensar na construção de um currículo que propicie espaço e experiência à criança considerando-a   como cidadão, sujeito de direito e de cultura plural e diversificada; como  ser humano social e histórico que se desenvolve gradativamente em interação com o meio social em que está inserida, e que em seu desenvolvimento ela vai construindo sua autonomia e identidade. É conceber a escola como um ambiente que acolhe, educa e cuida.
Com essa filosofia e pensamento, a EMEB Adelina Pereira Ventura reorganiza sua proposta curricular de forma a:
- priorizar a construção de um currículo integrador, narrado a partir das relações da curiosidade infantil com o conhecimento;
- considerar a escola um espaço democrático, vivenciando a realidade que o cerca, presente na multiplicidade de sua clientela;
- favorecer um ambiente onde as relações pessoais e os valores  são pensados e refletidos, baseando-se no respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo;
- valorizar o senso comum como ponto de partida para aquisição de novos conhecimentos e experiências;

- garantir uma educação de qualidade, norteada por uma proposta pedagógica embasada teoricamente nas matrizes interacionistas e sociointeracionistas de Piaget e Vygotsky;

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